Casamento Sustentável :: Clarissa e Bernardo

Eu fiquei muito feliz quando a Clarissa veio conversar comigo sobre a proposta de sustentabilidade que quis inserir no dia do seu casamento com o Bernardo.
Eles planejaram um mini wedding com celebração super personalizada (tem que ver no vídeo o quanto ficou especial) e curtiram muitoooo a festa (daquelas que dá vontade de ser convidado pra aproveitar um monte)… animação teve de sobra.
A noiva nos contou:
De uns tempos pra cá passei a me preocupar mais com o lixo que gero. E a tentar diminuí-lo, de pouco em pouco. Passei a seguir perfis que tratam de uma vida mais sustentável. E essas reflexões acabaram orientando algumas decisões que tomei durante a organização do casamento. Algumas bem simples:
1. Inicialmente pensei até em abrir mão do convite físico. E enviá-lo apenas por meio eletrônico. Mas algumas pessoas, especialmente familiares mais velhos, não usam. E acabei optando por imprimi-los. Mas nunca entendi pra que a aquele plástico em volta do envelope… A amiga designer que desenvolveu o envelope sugeriu que fizéssemos o envelope de tecido. A ideia deu super certo. Os envelopes – ou saquinhos – de linho branco, amarrados com um sapé, servem pra levar peças pequenas na mala, ou até pra fazer compras a granel.
2. Outro pedido que fiz à decoradora foi o uso de menos flores de corte. Assim os convidados poderiam (e fizeram isso!) levar os arranjos pra casa. E quem sabe replantá-los.
3. O casamento foi um mini wedding, com 120 convidados. Então comprei 80 canudos de inox para quem fosse beber drink. Além disso, as pessoas poderiam levá-los pra casa, e já era uma lembrancinha. Não tinha uma escovinha por canudo, mas como alguns convidados eram da mesma família, podiam compartilhar escova. Mais importante que o uso do inox em si, foi o fato de os convidados virem conversar comigo depois da festa sobre produção de lixo. Que só assim souberam da campanha contra o uso de canudos e onde poderiam comprar canudos. Em festas maiores pode ficar mais pesado pro bolso. Mas o canudo de papel já ajuda, né?
4. Não teve mesa de doce. Isso não quer dizer que não teve sobremesa. Teve a mesa de bolo (um naked cake de Red Velvet). E sobremesas do bistrô que estavam deliciosas. Assim todo mundo adoçou a boca. Sem precisar pensar naquela montanha de papel (e plástico, né?).
5. As cervejas artesanais servidas tinham casco retornável.
Ideias simples, mas que já valem muito, né?!?
Se eu posso dar uma dica pra você, vejam esse filme da El Cine Memórias:
Os lindos cliques são de Luiza Villarroel:































































:: Fornecedores do Casamento ::
local e buffet Birosca S2 | celebrante Amor Sempre Vivo | cerimonial Lapis Lazulli | make e cabelo Laura Starling | vestido La Vita | sapato Juliana Bicudo | traje noivo Brooksfield | fotos Luiza Villarroel | filme El Cine Memórias | música da cerimônia e festa Banda TDV | decoração Atelier Flor da Pelle | kombi da noiva Berenice Feelings